Postagens populares

07 fevereiro 2013

Cumprir decisão do STF sobre Mensalão é "lealdade constitucional", afirma ministro

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, voltou a defender na tarde de ontem (06/02) que o Legislativo deve acatar a decisão da Corte que determinou a cassação imediata dos mandatos de parlamentares condenados no Mensalão (AP 470). As declarações do ministro foram dadas após ele ser questionado por jornalistas ao chegar ao STF.
 
Os jornalistas perguntaram ao ministro se a Câmara dos Deputados poderia decidir manter os mandatos, mesmo após a decisão do STF. Afirmou Gilmar Mendes que o cumprimento da decisão é uma questão de “lealdade constitucional”.
 
“No Estado de Direito temos um princípio não escrito que é o da lealdade constitucional. Todos nós devemos obediência à Constituição”, sustentou o ministro.
 
O ministro afirmou ainda que a CF deixa evidente que a cassação deve passar pelo crivo do Legislativo, porém, essa é apenas uma formalidade. 
 
Gilmar Mendes destacou ainda a forma transparente com que o assunto foi tratado no Supremo, que deu espaço para todo o tipo de discussão e salientou: “o Supremo nunca tinha se debruçado sobre uma questão tão complexa nessa ação. Eu acho que está bem encaminhada”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário