Postagens populares

13 setembro 2013

Colégio de presidentes da OAB autoriza modificações no Exame de Ordem! “Repescagem” é aprovada!

Tal como antecipado em 1ª mão pelo Blog no início na 2ª feira – IMPORTANTES mudanças no horizonte do Exame da OAB! Aproveitamento da 2ª fase é uma delas! - hoje o Colégio de Presidentes da OAB, reunido em João Pessoa, na Paraíba, aprovou a sugestão sugerida pela Coordenação Nacional do Exame de Ordem de introduzir a repescagem.

O presidente da OAB/DF, Dr. Ibaneis Rocha, há pouco fez o anúncio:
2

Ou seja, em caso de reprovação na 2ª fase do Exame de Ordem, o examinando poderá fazer a 2ª fase do Exame de Ordem seguinte, sem ter de passar pela 1ª fase.

A “repescagem” valerá somente uma única vez e para o Exame de Ordem subsequente. Se o candidato não puder fazer a 2ª fase do Exame seguinte, ele perderá o direito.

Também recebi a informação de que foi também aprovada a divulgação do padrão de resposta preliminar ainda no dia da prova da 2ª fase.

A repescagem era um pleito antigo dos examinandos, que encontrou a simpatia do atual Coordenador Nacional do Exame de Ordem, Dr. Leonardo Avelino. Ele comprou esta “briga” e articulou para efetivamente implantar a repescagem.


Aliás, desde ANTES de se tornar coordenador o Dr. Leonardo já havia se manifestado publicamente pela adoção da repescagem:


Trata-se, sem sombra de dúvida, de uma conquista histórica para os candidatos! Nunca antes, dentro todos os modelos já adotados para a prova da OAb, desde o tempo das seccionais, foi implementada uma repescagem. É histórica a mudança porque pode significar o fim do calvário de milhares e milhares de candidatos que encontram, exatamente na 1ª fase, a sua maior dificuldade.

A repescagem é a chance que muitos esperavam para poder, com bastante tempo, se dedicar integralmente aos estudos só para a sua disciplina de predileção, e assim finalmente vencer o desafio.

Como eu disse, é uma chance histórica e todos os examinandos devem comemorar.

As mudanças ainda precisam ser aprovados pelo pleno da entidade, mas com a aprovação do colégio de presidentes é muitíssimo difícil que não o seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário